Powered By Blogger

terça-feira, 31 de maio de 2011

Resumo do Filme A vida é bela


Nos anos 30, antes do início da 2ª Guerra Mundial, quando a Itália promulga as leis raciais, Guido Orefice, um modesto e despreocupado contabilista judeu, faz de tudo para seduzir a bela Dora, uma jovem comprometida com um burocrata fascista.
No dia em que ela deve se casar, durante uma recepção no Grande Hotel d'Arezzo, na Toscana, Guido chega de surpresa, montado a cavalo, e rapta sua amada. Os dois, apaixonados, decidem se casar. Desta união, nasce o pequeno Gisué Orefice. Quando o garotinho completa cinco anos, em 1943, surgem dois policiais para prender Guido e seu filho. Ambos devem seguir para um campo de concentração nazista. Dora, embora não seja judia, decide acompanhá-los.
No momento de subirem ao trem que os conduzirá ao campo de concentração, Guido tem uma idéia: Fazer com que seu filho creia que tudo não passa de "um grande jogo", no qual os nazistas são apenas funcionários encarregados de "fazer respeitar as leis". Por outro lado, Dora é separada de seu marido e de seu filho, já que as mulheres não podem ficar juntas com os homens.Uma vez no campo de concentração, com relação ao "grande jogo", Guido diz a Giosuè que, para ganhá-lo, é preciso fazer 1000 pontos e, para isso, as jogadas mais importantes são manter-se calado e escondido o tempo todo. O ganhador levará um belo tanque de guerra para casa.
Para conseguir manter essa fantasia do garoto, Guido vê-se obrigado a enfrentar muitas e difíceis situações. Finalmente, quando o exército americano chega para libertar os prisioneiros, um tanque de guerra surge e, para todos os efeitos, o jogo foi ganho por eles e o tanque é o prêmio prometido.

Resumo do Fime O Pianista

 


O filme conta a história de Wladyslaw Szpilman, um pianista Judeu q vivia no Gueto de Varsóvia( comunidade criada pelos alemães, a fim de abrigar somente judeus), Polônia.
E como vc deve saber, Judeus eram totalmente discriminados, e eram o principal alvo do Nazismo.                                                                                                                                                                  No filme, toda a familia de Wladyslaw foi mandada para o campo de concentração, mais ele ficou na cidade, vagando, e passou toda a guerra (q durou 6 anos) passando de prédio em prédio, todos estraçalhados pela guerra. A sorte dele, ela q ele tinha um casal de amigos, que, em sigilo, deram abrigo e comida para ele.                                                                                                                   Mais depois q os amigos deles vão embora, por causa da guerra, ele fica sozinho, sem comida, com frio, ao relento. Até q tem uma parte do filme, que ele axa uma lata de sopa, e ele fica tentando abrir, mais aí ele olha pra trás, tem um soldado Alemão olhando para ele ( aí eu pensei: "ja era mané")                                                                                                                                                             Mais o soldado alemão vira Amigo dele, e abriga ele num prédio, o mesmo prédio q servia de gabinete para os alemães.  Aí o soldado alemão fica levando comida pra ele escondido.Até q um dia, o soldado vai embora, e, deixa com o pianista, o casaco dele ( casaco de soldado Alemão).                                                                                                                                                             Aí quando acaba a guerra, o Pianista sai vestindo o casaco do Alemão. Quando ele vai abraçar uma Judia, para comemorar o fim da guerra, ele esquece completamente q tá vestindo um casaco de alemão, aí a mulher grita: "Alemão!", aí os soldados Soviéticos mandam bala em cima dele, a sorte é q nenhuma pega nele, aí ele grita: " Eu sou Judeu, Polonês".
Aí passa um tempo, e passa o amigo dele alemão (aquele soldado) preso num campo de concentração soviético, aí ele pede a um amigo do pianista para q ele o ajude, para q ele chame Wladyslaw. mais quando ele chega lá, o soldado já naum estava mais.
Aí o filme acaba com ele tocando piano numa orquestra.                                                           Wladyslaw Morreu dia 6 de julho de 2000
Esse filme foi feito baseado no livro de Wladyslaw Szpilman, que se chamava "Morte de uma cidade", q mais tarde levou o nome de "O Pianista".

O nome do soldado q o ajudou é Wilm Hosenfeld , ele morreu 13 de Agosto de 1952, na prisão.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Resumo do filme FormiguinhaZ

Resumo do filme FormiguinhaZ
Z é o filho do meio de uma família de milhares de formigas, e por esse motivo, se sente insignificante e pouco disposto para a vida que leva. Como todas as formiguinhas quando ainda são recém-nascidas, ele foi escolhido para a realização de um trabalho específico, como operário, cavando buracos que servem para a comunidade se locomover debaixo da terra ou ainda para guardar seu alimento. Inconformado com isso, Z vive uma vida de infelicidade e tem o acompanhamento de um terapeuta. Sua existência começa a mudar quando ele encontra, por acaso, com a princesa Bala num de seus momentos de folga e dança com ela. A perspectiva de reencontrar a jovem aspirante ao trono faz com que ele troque de lugar com um amigo para participar de uma apresentação dos soldados as autoridades do formigueiro. O que ele não desconfia é que o general Mandíbula pretende assumir o trono e acabar com os espécimes inferiores do formigueiro. Para isso, declarou guerra contra os cupins, ocasião em que pretende exterminar os eventuais opositores ao seu plano de controlar ditatorialmente a colônia de formigas. Para se opor a força do general Mandíbula, Z irá se posicionar como um personagem cheio de idéias e de sonhos que o levarão a conhecer novas realidades e levantar as formigas da colônia contra a opressão dos líderes militares. Nesse embate entre força e inteligência tendemos a pensar que a brutalidade pode triunfar, “FormiguinhaZ” coloca o trem de volta nos trilhos e demonstra, com graça e leveza, que as maiores realizações dependem, essencialmente, da nossa capacidade de articulação, diálogo, reflexão, decência e criatividade...
 No filme formiguinha Z o formigueiro se enquadra no conceito de organização, partindo da ideia que qualquer organização se define como um conjunto de duas ou mais formigas que realizam tarefas ,seja em grupo, seja individualmente, mas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, como pode ver no formigueiro um verdadeiro exemplo de um conceito de organização, com vista a atingir um objetivo pré-determinado através da afetação eficaz, liderada ou não mais com funções de planejar, organizar, liderar, e controlar. A relação emprego/empregador é bem rústica. A única vantagem dada aos operários é a comida, que é utilizada como forma de pagamento, até a forma de descanso é controlada. A obediência é a palavra-chave dentro da colônia. No ambiente de trabalho, os equipamentos utilizados pelos operários são marretas, enxadas, pás, entre outras ferramentas, não contando assim, com nenhuma forma avançada de tecnologia para a realização do serviço. O recurso básico de trabalho são os próprios trabalhadores (operários, soldados, supervisores e etc.) tendo em vista que o conceito de unidade não é valorizado, somente o de conjunto.

Resumo do filme FormiguinhaZ

 

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Benito Mussoline

O líder ("Duce") do fascismo italiano iniciou sua carreira política no Partido Socialista Italiano (PSI), em 1900. Durante alguns anos, foi professor na Suíça (1902-1904) e funcionário do partido em Trento, na época território austríaco. Mussolini fundou em 1909 a revista Lotta di Classe, antes de se tornar chefe de redação do Avanti!, entre 1912 e 1914, órgão de propaganda do Partido Socialista. Foi também o porta-voz da ala esquerdista do partido. Nas vésperas da Primeira Guerra Mundial, em que defendeu a participação da Itália no conflito com a Áustria, Mussolini afastou-se do PSI. Em 1914, fundou o diário Popolo d'Italia, destinado à propagação da ideologia socialista. Mais tarde, faria desse jornal o órgão oficial do fascismo. Foi então expulso do PSI. Depois de sua participação na Primeira Guerra Mundial, constituiu em Milão o primeiro Fasci di combattimento (Feixes de combate), núcleo do futuro movimento fascista. O seu sinal distintivo era o "fasces" do Império Romano (símbolo do poder dos cônsules da Antiguidade). Em 1921, fundou o Partito Nazionale Fascista (PNF), a partir das associações fascistas que atuavam contra as organizações de trabalhadores. Com a "Marcha sobre Roma" (28-10-1922), conseguiu ser nomeado chefe de governo pelo rei Vítor Manuel II. Anos depois, construiria o primeiro Estado fascista na Europa. Por meio de uma política autoritária de ordem pública e do fortalecimento da economia italiana, debilitada pela guerra, Mussolini viu sua popularidade estender-se a um amplo setor da população no final da década de 1920. Depois do assassinato do líder da oposição Giacomo Matteoti por militantes fascistas, impôs um golpe de estado, em 1925. Legalizada a nova situação em 1926, governou com poderes ditatoriais, eliminando seus adversários políticos e criando um sistema de partido único baseado no corporativismo. Seu grande sucesso na política interna foi a reconciliação com o papa Pio XII, depois da assinatura dos acordos de Latrão. A erradicação do desemprego, a secagem de terrenos pantanosos e a repressão à resistência na Tripolitânia fortaleceram a posição política de Mussolini, que se destacava por sua retórica contundente. A conquista da Etiópia em 1935-1936 representou uma reviravolta na política externa italiana. Convencido, até então, da necessidade de efetuar o rearmamento alemão, o "Duce" iniciou uma aproximação com a Alemanha ao constatar a tímida reação das potências ocidentais. A participação conjunta com os alemães na Guerra Civil Espanhola de 1936 a 1939, a fundação do eixo Roma–Berlim em 1936 e a assinatura do Pacto de Aço em 1939 conduziram Mussolini a uma posição de submissão a Hitler. Em setembro de 1938, ainda conseguiu evitar a eclosão da guerra com sua mediação no Pacto de Munique, mas em 1939 as suas tentativas para manter a paz fracassaram. Com a entrada da Itália na Segunda Guerra Mundial, em junho de 1940, Mussolini assumiu pessoalmente o comando das tropas italianas. Depois das derrotas na Grécia e na África (perda da Etiópia em 1941 e da Líbia em 1942) e do desembarque dos Aliados na Sicília em 1943, o conselho fascista retirou-lhe o apoio e foi preso por ordem do rei. Foi ainda libertado por pára-quedistas alemães de sua prisão no Gran Sasso, fundando no norte da Itália a República Soziale Italiana (República de Saló), sob o domínio de Hitler. Mas deu-se a ruptura na frente de combate alemã e o antigo "Duce" foi capturado, mesmo antes do fim da guerra, pelos partisans italianos, quando tentava fugir com sua amante, Claretta Petacci. Foi sumariamente fuzilado.

Texto das musicas do Adoniram Barbosa.

Saudosa Maloca
Adoniran Barbosa

Si o senhor não está lembrado
Dá licença de contá
Que aqui onde agora está
Esse edifício arto
Era uma casa véia
Um palacete assombradado
Foi aqui seu moço
Que eu, Mato Grosso e o Joca
Construímos nossa maloca
Mais, um dia
Nem nóis nem pode se alembrá
Veio os homi cas ferramentas
O dono mandô derrubá
Peguemo todas nossas coisas
E fumos pro meio da rua
Aprecia a demolição
Que tristeza que nóis sentia
Cada táuba que caía
Duia no coração
Mato Grosso quis gritá
Mas em cima eu falei:
Os homis tá cá razão
Nós arranja outro lugar
Só se conformemo quando o Joca falou:
"Deus dá o frio conforme o cobertor"


E hoje nóis pega a páia nas grama do jardim
E prá esquecê nóis cantemos assim:
Saudosa maloca, maloca querida,
Dim dim donde nóis passemos os dias feliz de nossas vidas
Saudosa maloca,maloca querida,
Dim dim donde nóis passemo os dias feliz de nossas vidas.


Conselho de Mulher

Pogressio, pogressio.
Eu sempre iscuitei falar, que o pogressio vem do trabaio.
Então amanhã cedo, nóis vai trabalhar.

Pogressio, pogressio.
Eu sempre iscuitei falar, que o pogressio vem do trabaio.
Então amanhã cedo, nóis vai trabalhar

Quanto tempo nóis perdeu na boemia.
Sambando noite e dia, cortando uma rama sem parar.
Agora iscuitando o conselho das mulheres.
Amanhã vou trabalhar, se deus quiser, mas deus não quer!

Pogressio, pogressio.
Eu sempre iscuitei falar, que o pogressio vem do trabaio.
Então amanhã cedo, nóis vai trabalhar.

Quanto tempo nóis perdeu na boemia.
Sambando noite e dia, cortando uma rama sem parar.
Agora iscuitando o conselho das mulheres.
Amanhã vou trabalhar, se deus quiser, mas deus não quer!

Falado:

"Quando deus fez o homem,
Quis fazer um vagulino que nunca tinha fome
E que tinha no destino,
Nunca pegar no batente e viver forgadamente.
O homem era feliz enquanto deus assim quis.
Mas depois pegou adão, tirou uma costela e fez a mulher.
Deis di intão, o homem trabalha prela.
Mai daí, o homem reza todo dia uma oração.
Se quiser tirar de mim arguma coisa de bão,
Que me tire o trabaio. a muié não!".

Pogressio, pogressio.
Eu sempre iscuitei falar, que o pogressio vem do trabaio.
Então amanhã cedo, nóis vai trabalhar.

Quanto tempo nóis perdeu na boemia.
Sambando noite e dia, cortando uma rama sem parar.
Agora iscuitando o conselho das mulheres.
Amanhã vou trabalhar, se deus quiser, mas deus não quer!

Pogressio, pogressio.
Eu sempre iscuitei falar, que o pogressio vem do trabaio.
Então amanhã cedo, nóis vai trabalhar.

Quanto tempo nóis perdeu na boemia.
Sambando noite e dia, cortando uma rama sem parar.
Agora iscuitando o conselho das mulheres.
Amanhã vou trabalhar, se deus quiser, mas deus não quer!

Texto

           A musica Saudosa Maloca cantada de Adoniram Barbosa conta a história de moradores de malocas(Antigas e melhores favelas,era quando um senhor doa terras para contruções de casas pequenas e simples para pessoas sem casas e estrangeiros que vinham da europa em busca de riquezas por suas qualificações não encontradas no Brasil),na questao do futebol o futebol era apenas para ricos mas derrepente o futebol nasceu das malocas como o corinthias onde muitos pasaram bons momentos mas que foram expulsos de suas casas e viraram de maloqueiros(Vivem nas malocas) para marginais(Estao a margem de alguma coisa)que seria as cidades estao as margens da civilizacao e cidades para as favelas de hoje ,pois, em um certo momento o Brasil (Governo) decidiu se moderniizar devido as historias estrangeiras de modernizacoes. Então começou a derrubar malocas contruir casas e predios fabricas internacionais vieram ao Brasil todavia o povo Brasileiro nao sabia o que fazer devido as condiçoes de que basicadamente quase todo o povo era analfabetos ou considerados semi-analfabetos ou ate alfabetizados por saberem escerver seus nomes para assinar documentos quase todo o povo vivia no campo tendo varios filhos para trabalharem nos campos o povo era machista sem votos e escolhas femininas dentre outros entao com isso o povo Brasileiro ficou como caipiras em um shopping grande, lindo e bem civilizado porque o povo nao consegui processar a palavra "Progresso" visto que o pais se desenvolvia mas nos devemos continuar burros, analfabetos, caipiras, e que tinham que trabalhar da mesma maneira entao o povo ficou com Duvida o que significa progresso eu escuto falar mas nao sei o que é, pois para mim o progresso vem do trabalho entao amanham eu vou trabalhar se DEUS quiser "Mas DEUS nao que".(NAO DESSE JEITO)



Adolf Hitler

      Adolf Hitler
(Ditador da Alemanha)

         Adolf Hilter, ditador alemão, nasceu em 1889 na Áustria. Filho de Alois Hitler e Klara Poezl, alistou-se voluntariamente no exército bávaro no começo da Primeira Guerra Mundial. Tornou-se cabo e ganhou duas vezes a Cruz de Ferro por bravura. Depois da desmobilizaçãodo exército, Hitler associou-se a um pequeno grupo nacionalista, o Partido dos Trabalhadores Alemães, que mais tarde se tornou o Partido Nacional-Socialista Alemão (nazista). Em Viena, ele havia assimilado as idéias anti-semitas (contra os judeus)que, insufladas por seus longos discursos contra o Acordo de Paz de Versalhes e o marxismo, encontraram terreno fértil em uma Alemanha humilhada pela derrota. Em 1921, tornou-se líder dos nazistas e, dois anos mais tarde, organizou uma malograda insurreição, o "putsch" de Munique. Durante os meses que passou na prisão com Rudolph Hess, Hitler ditou o Mein Kampf (Minha Luta), um manisfesto político no qual detalhou a necessidade alemã de se rearmar, empenhar-se na auto-suficiência econômica, suprimir o sindicalismo e o comunismo, e exterminar a minoria judaica.Em 1929, ganhou um grande fluxo de adeptos, de forma que, ajudado pela violência contra inimigos políticos, seu partido floresceu. Após o fracasso de sucessivos chanceleres, o presidente Hindenburg indicou Hitler como chefe do governo (1933). Hitler criou uma ditadura unipartidária e no ano seguinte eliminou seus rivais na "noite das facas longas". Com a morte de Hindenburg, ele assumiu o título de presidente do Reich Alemão. Começou então o rearmamento, ferindo o Tratado de Versalhes, reocupou a Renânia em 1936 e deu os primeiros passos para sua pretendida expansão do Terceiro Reich: a anexação com a Áustria em 1938 e a tomada da antiga Tchecoslováquia. O ditador firmou o pacto de não-agressão nazi-soviético com Stalin, a fim de invadir a Polônia, mas quebrou-o ao atacar a Rússia em 1941. A invasão à Polônia precipitou a Segunda Guerra Mundial. Seguia táticas "intuitivas", indo contra conselhos de especialistas militares, e no princípio obteve vitórias maciças. Em 1941, assumiu o controle direto das forças armadas. Como o curso da guerra mostrou-se desfavorável à Alemanha, decidiu intensificar o assassinato em massa, que culminou com o holocausto judeu. Conhecido como um dos piores massacres da história da humanidade, o holocausto -termo utilizado para descrever a tentativa de extermínio dos judeus na Europa nazista- teve seu fim anunciado no dia 27 de janeiro de 1945, quando as tropas soviéticas, aliadas ao Reino Unido, Estados Unidos e França na Segunda Guerra Mundial, invadiram o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau, em Oswiecim (sul da Polônia). No local, o mais conhecido campo de concentração mantido pela Alemanha nazista de Adolf Hitler, entre 1,1 e 1,5 milhão de pessoas (em sua maioria judeus) morreram nas câmaras de gás, de fome ou por doenças.Ainda em 1945, quando o exército soviético entrou em Berlim, Hitler se casou com a amante, Eva Braun. Há evidências de que os dois cometeram suicídio e tiveram seus corpos queimados em um abrigo subterrâneo em 1945.