sábado, 30 de abril de 2011

A Belle Époque

A Belle Époque que seria um sentimento de paz que o povo se encontrava ao contrario dos Países (Governos) que já faziam seus aliados para talvez o começo de uma guerra (bela época em francês) foi e, outras palavras um período de cultura do cidadão  o mundo na história da Europa que começou no final do século XIX (1871) e durou até o começo da Primeira Guerra Mundial em 1914. A expressão também determina o clima intelectual e artístico do período em questão. Foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o cuotidiano.
A Belle Époque foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus. Novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais, e a cena cultural estava em transformação: cabarés, o cancan, e o cinema haviam nascido, e a arte tomava novas formas com o Impressionismo e a Art Nouveau. A arte e a arquitetura inspirada no estilo dessa era, em outras nações, são chamadas algumas vezes de estilo "Belle Époque". Além disso, "Belle Epóque" foi representada por uma cultura urbana de divertimento incentivada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte gerados pelos lucros e necessidades da política imperialista, que aproximou ainda mais as principais cidades do planeta.
A Belle Époque Brasileira, também conhecida como Belle Époque Tropical, foi um período artístico, cultural e político do Brasil, que começou com a ruina do Império e a Proclamação da República em seguida. Esta "Belle Époque" teve início no mandato do primeiro presidente do país, Deodoro da Fonseca, no final de 1889.
O então nascente regime, a República, desejava inaugurar uma nova era no Brasil, e por isso procurou minimizar tudo que lembrava o Império e a colonização portuguesa. As artes tomaram novos rumos, se aproximando das culturas francesa e italiana. É dessa época a fundação de Belo Horizonte, cidade planejada, e as grandes urbanizações empregadas no Rio de Janeiro, então Capital Federal, por Pereira Passos e Rodrigues Alves .
Em se tratando de língua portuguesa, as regras ortográficas obedeciam as leis do grego e do latim. Esse modo de escrever só acabou com a reforma ortográfica de 1943, em plena Era Vargas, e, portanto, bem depois dessa Belle Époque versão "tupiniquim". Farmácia e comércio, por exemplo, eram escritos Pharmacia e commercio.
O clima de otimismo nacionalista da época fazia com que termos de novidades estrangeiras fossem transformadas semelhantes ao português.Um exemplo disso foi com o futebol, então recém-chegado ao país, onde se tentou renomeá-lo de ludopédio, sendo claramente ludo = bola e pédio = pé (bola no pé).
·         
Oswaldo Cruz, um dos homens mais influentes da época.
·         
Barão do Rio Branco, diplomata que incorporou o Acre ao Brasil.
·        
·         
·         
Silvio Romero, importante folclorista da época.
·         
·         
Estação da Luz, antigo prédio público de São Paulo, onde hoje funciona o Museu da Língua Portuguesa, de arquitetura eclética.
·         
Avenida Central do Rio de Janeiro c. de 1909.
·         
O Teatro Municipal do Rio é um dos maiores símbolos da Belle Époque Brasileira.
                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário